Vacinação: tire suas dúvidas sobre vacinas obrigatórias


As vacinas do seu animalzinho estão em dia? Você sabe direitinho quando deverá vaciná-lo de novo?

Quem tem um pet em casa sabe muito bem como é: a gente fica cheio de dúvidas quando o assunto é vacinação. Por isso, manter-se informado é o melhor jeito de garantir a saúde e o bem estar do seu bichinho. Afinal de contas, dono que ama de verdade, cuida.

No caso dos cãezinhos, há uma série de vacinas importantes. A vacina múltipla é uma delas, pois previne o surgimento de muitas doenças, como hepatite, cinomose e leptospirose. Em casos de cãezinhos adultos que nunca foram vacinados, o correto é que eles recebam duas doses dessa vacina com intervalos de 21 dias entre a primeira e a segunda dose. A vacina anti-rábica também é indispensável, não só para cãezinhos de estimação que nunca foram vacinados, como também para os cachorrinhos que vivem na rua.

Agora, se você acabou de adotar um filhotinho, saiba que ele não pode ser vacinado com menos de 45 dias de vida - exceto no caso da cadelinha que deu luz a ele nunca ter sido vacinada. Segundo os especialistas, durante a gestação, a cadelinha passa uma série de anticorpos para os filhotinhos. E esses anticorpos podem inativar o efeito da vacina nos cãezinhos com menos de um mês e meio.

Os cãezinhos ainda podem ser vacinados contra a gripe canina, a parainfluenza e a giardíase. Depois das primeiras doses, o cãozinho deve ser vacinado anualmente.

O pessoal da Tudo Sobre Cachorros preparou uma tabelinha muito interessante para que os donos possam se organizar. Vejam só:


No caso dos gatinhos, a vacinação também é fundamental. Com 60 dias de vida, eles devem receber a 1ª dose da vacina múltipla; e com 80 dias, a 2ª dose. Alguns veterinários recomendam uma 3ª dose dessa mesma vacina para gatinhos com 120 dias de vida que têm muito contato com a rua. Nesse mesmo período, é necessário vaciná-los também com uma dose de anti-rábica.

Como acontece com os cãezinhos, os gatinhos também precisam ser vacinados anualmente. Isso ajuda a manter os pets sempre saudáveis, além de ser um cuidado com a saúde dos donos, já que grande parte das doenças é transmissível aos seres humanos.

Agora que você descobriu quais são as vacinas obrigatórias, lembre-se: é importante conversar com o veterinário do seu bichinho. Se o seu pet nunca foi vacinado, peça a ele orientações de como proceder. Se as vacinas estão atrasadas, não esqueça de colocar em dia. Não tome nenhuma atitude sem conversar com um profissional, pois só ele sabe a melhor forma de cuidar da saúde do seu bichinho.

Fonte: Tudo Sobre Cachorros e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário